Yabba Dabba Doo! Fatos Concretos Sobre “Os Flintstones”
Ambientado na Idade da Pedra, "Os Flintstones" acompanha a família Flintstone e seus vizinhos em sua jornada pela vida em uma época muito mais primitiva. Exibido originalmente de 30 de setembro de 1960 a 1º de abril de 1966, "Os Flintstones" se tornou a franquia de animação de maior sucesso financeiro por três décadas.
Produzida pela Hanna-Barbera, foi também a primeira série animada a ser transmitida em um horário nobre. Agora, veja o que tornou este programa tão bem-sucedido e os fatos dos bastidores que nem mesmo alguns dos maiores fãs de "Os Flintstones" conhecem.
Fred e Barney foram originalmente desenhados para se parecerem com homens das cavernas de verdade
Um dos desenhistas de Os Flintstones, Ed Benedict, originalmente desenhou os personagens Fred e Barney para que se parecessem com verdadeiros habitantes das cavernas. Ele comentou que eles se pareciam com "pessoas das cavernas usando barbas longas, com cabelos desgrenhados e despenteados e com formas ligeiramente distorcidas e curvadas".
No entanto, o produtor Joesph Barbera não gostou dos desenhos, o que levou Benedict a melhorar o visual dos personagens. Com o tempo, os trajes continuaram a ser alterados. Uma gravata foi adicionada ao visual de Fred e Wilma ganhou um colar de pedras.
Mel Blanc continuou a dublar Barney após um acidente de carro quase mortal
A voz de Barney foi dublada por Mel Blanc, também conhecido como "The Man of a Thousand Voices" (O Homem das Mil Vozes). Entretanto, em 1961, ele se envolveu em um terrível acidente de carro que quase o matou e o deixou hospitalizado por 70 dias.
Ao receber alta do hospital para continuar sua recuperação em casa, ele insistiu em seguir trabalhando em casa. Com fios em volta de sua cama de hospital e um alto-falante para falar com os produtores, Blanc conseguiu gravar 40 episódios em sua casa enquanto ainda se recuperava.
Alan Reed criou a música "Yabba Dabba Doo"
Alan Reed, a voz de Fred Flintstone, criou o famoso bordão de seu personagem, "Yabba Dabba Doo". Durante uma gravação, ele estava testando diferentes expressões e nem imaginava o quão icônico tal bordão se tornaria. Segundo dizem, a mãe de Reed costumava dizer "A little dab'll do ya", e ele adaptou essa expressão para criar a sua própria.
Durante a sessão de gravação, Reed pediu ao produtor Joe Barbera para trocar "yahoo" por "Yabba Dabba Doo". Barbera concordou com a mudança, e hoje em dia é um dos bordões mais reconhecíveis na história da televisão
Os Flintstones iam se tornar Os Flagstones
Antes de "The Flinstones", Joe Barbera estava pensando em chamar o programa de "The Gladstones" ou até mesmo "The Flagstones". No entanto, Barbera logo soube que já havia uma história em quadrinhos em circulação com o mesmo nome. Eles filmaram um episódio piloto de 90 segundos em 1959 e, embora não tenha ido ao ar, o nome foi oficialmente alterado para "The Flintstones".
Foi somente em 1993 que o Cartoon Network encontrou o episódio piloto original em um depósito em Nova York. O chefe de programação do Cartoon Network afirmou que "enviamos equipes de pesquisadores para procurá-lo por toda parte. Foi como a busca pelo Santo Graal". Foi ao ar em 1994.
Pedrita era para ser um bebê menino
Na terceira temporada, em 1962, os produtores do programa decidiram que Fred e Wilma deveriam ter um bebê para incrementar o programa. Inicialmente, todos concordaram que a criança deveria ser um menino. Entretanto, a decisão foi alterada pela Ideal Toy Company.
O responsável pelo merchandising da série ligou para Barbera e disse que soube que eles estavam pensando em adicionar um bebê. Quando Barbera disse que seria um menino, o funcionário respondeu: "Que pena. Eu tenho o brinquedo ideal. Se fosse uma menina". Eles mudaram o sexo na hora e venderam três milhões de bonecas Pebbles (Pedrita) em poucos meses.
A pessoa que dublou Wilma estava convencida de que Fred e Wilma realmente se amavam
A voz de Wilma Flintstone foi feita por Jean Vander Pyl, que trabalhou no papel desde o primeiro episódio até sua morte em 1999. Embora o casal da série possa ter discutido bastante, seus personagens se importavam um com o outro.
Em uma entrevista ao "Los Angeles Times", Pyl disse: "Eu adorava o rapaz [...] É claro que Fred era um grosseirão e eu ficava brava com ele o tempo todo. Mas nós realmente nos amávamos. Nosso romance foi uma das coisas que nos tornou tão populares. Nós éramos reais".
Fred e Wilma foram um dos primeiros casais televisionados a dormir na mesma cama
Embora hoje os casais possam ser vistos dormindo na mesma cama em todos os programas de televisão e filmes, isso costumava ser um tabu. Naquela época, os casais dormiam no mesmo quarto, mas em camas separadas em lados diferentes do quarto.
Embora Wilma e Fred possam não ter sido o primeiro casal a dormir juntos na mesma cama na televisão, eles chegaram perto, com a sitcom "Mary Kay and Johnny" sendo a primeira. No entanto, mesmo que não tenham sido os primeiros na televisão, eles certamente foram o primeiro casal animado a compartilhar uma cama.
A série não foi originalmente planejada para se passar na Idade da Pedra
Quando a Hanna-Barbera decidiu fazer uma sitcom animada no horário nobre, eles sabiam que queriam fazer um programa sobre uma família. No entanto, eles ainda não sabiam que o programa seria ambientado na Idade da Pedra.
As outras ideias que o estúdio considerou foram uma família caipira, uma família de peregrinos, uma família de nativos americanos e uma família romana. Depois que "Os Flintstones" fizeram sucesso na década de 1960, a Hanna-Barbera lançou o programa "The Roman Holidays" em 1972, sobre uma família que vivia em Roma no ano 63 EC.
Jackie Gleason quase processou a Hanna-Barbera
Se você já assistiu a "Os Flintstones" e "The Honeymooners", pode perceber que há várias semelhanças entre os dois programas. Em um determinado momento, Jackie Gleason, o criador do programa "The Honeymooners", disse à "Playboy" em uma entrevista que estava pronto para entrar com uma ação legal contra a Hanna-Barbera.
No entanto, ele decidiu não fazer isso, pois não queria ser conhecido como o homem que forçou Fred Flintstone a sair do ar. Por outro lado, Hanna-Barbera encarou a comparação como um elogio, dizendo: "Bem, se você comparar 'Flintstones' com 'Honeymooners', esse é o maior elogio que você pode me fazer."
Eles até contrataram roteiristas de "The Honeymooners"
Para aprimorar os roteiros de "Os Flintstones", a Hanna-Barbera contratou escritores experientes que haviam trabalhado em "Honeymooners" para aprimorar o diálogo do programa. Os roteiristas contratados foram Herbert Finn e Sydney Zelinka.
Barbera confessou que "trouxe um roteirista de Honeymooners, [...] paguei-lhe três mil dólares e ele foi terrível". Assim, a contratação dos roteiristas de "The Honeymooners" não teve o efeito desejado, resultando em roteiros excessivamente longos e com pouca ação para uma série animada.
Houve uma parceria com "Bewitched" ("A Feiticeira")
No episódio "Samantha", o sexto episódio da sexta temporada, Elizabeth Montgomery e Dick York fizeram uma participação especial. Os dois apareceram como versões animadas de seus personagens Samantha e Darrin Stephens do programa de televisão de sucesso "Bewitched" (em português: "A Feiticeira").
Isso não foi uma grande surpresa, já que os dois programas tinham sinergia desde o início, pois a produtora Hanna-Barbera foi encarregada de criar a animação para a abertura de "A Feiticeira", embora fosse um programa com atores e atrizes reais.
A música-tema não foi usada até a terceira temporada
Embora a maioria das pessoas associe a abertura de "Os Flintstones" à amada música-tema "Meet the Flintstones", essa música não era utilizada nas primeiras temporadas do programa. A música só passou a ser usada de fato no início da terceira temporada.
Nas duas primeiras temporadas, antes de o programa ter sua icônica música tema, a abertura apresentava uma melodia instrumental chamada "Rise and Shine". No entanto, os produtores do programa certamente sabiam que precisavam de uma música que pudessem chamar de sua.
Foi o primeiro desenho animado a abordar a infertilidade
"Os Flintstones" sempre foi considerado um desenho bastante progressista. Não só foi o primeiro desenho animado a mostrar um casal dormindo na mesma cama, como também foi o primeiro desenho animado a explorar o tema da infertilidade.
Em um determinado momento da série, a vizinha e amiga dos Flintstones, Betty Rubble, entra em depressão profunda quando descobre que não pode conceber um filho. Isso a leva a adotar um filho, Bamm-Bamm, que se torna um personagem regular do programa. Essa foi mais uma maneira de o programa estar mais à frente de seu tempo do que outros.
No início, as pessoas não queriam aceitar o programa
Embora Joseph Barbera tenha inicialmente pensado que "Os Flintstones" seria um sucesso, ele teve algumas dificuldades para tirá-lo do papel. Ele passou oito semanas em Manhattan apresentando o programa a várias emissoras e patrocinadores em potencial.
Infelizmente, ninguém parecia interessado no programa e as coisas não estavam muito boas para "Os Flintstones". Por sorte, em seu último dia em Manhattan, Barbera teve uma reunião com a ABC, que decidiu dar uma chance ao programa. A ABC logo percebeu que havia tomado a decisão certa.
Dino mudou de cor ao longo da série
O dinossauro de estimação dos Flintstone, chamado Dino, foi apresentado nos créditos do episódio piloto da série, embora não tenha sido mencionado pelo nome até o quarto episódio, intitulado "No Help Wanted". Ele apareceu em quase todos os episódios da série, mas poucas pessoas notaram que sua cor muda ao longo das temporadas.
Embora ele continue predominantemente roxo, se você prestar atenção, poderá notar as mudanças sutis em sua coloração. Os latidos e efeitos sonoros de Dino foram fornecidos por Mel Blanc durante 27 anos e também foram usados nos filmes de live action nas décadas de 1990 e 2000.
Nunca descobrimos o que acontece com o Gazoo
Na última temporada da série, o alienígena fictício Gazoo foi introduzido no programa. O Grande Gazoo era um alienígena verde flutuante que foi exilado do seu planeta natal, Zetox, para a Terra como punição por ter fabricado uma arma perigosa.
Ele foi descoberto por Fred e Barney quando seu OVNI caiu e, como parte de seu exílio, foi forçado a servi-los. No entanto, a história de Gazoo nunca foi resolvida, pois a série foi cancelada e ele nunca foi mencionado em nenhum spin-off ou filme.
Os Flintstones ajudaram a fazer o sucesso dos Jetsons
Como "Os Flintstones" se saíram tão bem, a Hanna-Barbera decidiu que seria uma boa ideia criar outro desenho animado para o horário nobre, com a esperança de que fosse tão bem-sucedido quanto "Os Flintstones". O resultado final foi "Os Jetsons", que consistia essencialmente na mesma ideia, exceto pelo fato de se passar no futuro e não no passado.
O programa acabou sendo um sucesso e ainda é amado pelos fãs até hoje. Entretanto, poucas pessoas sabem que houve apenas 24 episódios da série original de 1962-1963. Embora tenham sido feitos mais episódios em 1985 e 1987, esses não são considerados clássicos.
Levou nove anos para fazer o filme live-action
Quando o filme live-action dos Flintstones foi lançado em 1994, arrecadou um total de $ 341.631.208 nas bilheterias mundiais. No entanto, isso não significa que foi fácil de fazer, de forma alguma. O roteiro do filme foi encomendado por Keith Barish e Joel Silver em 1985, nove anos antes do lançamento do filme.
Em 1993, um novo rascunho do filme foi escrito, com um total de oito roteiristas. Steven Speilberg recomendou John Goodman para o papel. Embora o filme tenha gerado muita receita, não foi necessariamente adorado pela crítica ou pelos fãs.
Seth MacFarlane quase fez uma nova versão
Em 2011, foi anunciado que o comediante e criador de "Family Guy", Seth MacFarlane, estava planejando o reboot da clássica série animada. No entanto, apenas um ano após o anúncio, MacFarlane afirmou que o programa já estava "em suporte de vida".
Em um fórum do Reddit, MacFarlane revelou que o motivo pelo qual o reboot nunca aconteceu foi porque ele não conseguia conciliar Fred Flintstone com seu personagem Peter Griffin de "Family Guy". Embora MacFarlane tenha continuado a fazer filmes e outros programas de televisão além de "Family Guy", ele não queria correr o risco de que o filme se tornasse um "Family Guy" ambientado na Idade da Pedra.
Grande parte da comédia do programa veio de trocadilhos sobre
Caso você tenha perdido, "Os Flintstones" tira grande parte do seu humor de trocadilhos com pedra inseridos no programa, daí o nome, "Os Flintstones". Além dos nomes como Pebbles (Pedrita) e os Rubbles, muitas celebridades fizeram participações especiais no programa. No entanto, seus nomes foram ligeiramente adaptados para formar um trocadilho relacionado a pedra.
Algumas das celebridades incluíam Cary Granite (Cary Grant), Ed Sulleystone (Ed Sullivan), entre muitas outras. Se você prestar atenção, poderá encontrar inúmeros outros trocadilhos também.